Saúde

Lula é internado e passa por cirurgia em hospital de São Paulo

Problema de saúde ficou evidenciado durante exames de rotina

Presidente eleito divulga boletins médicos desde que foi diagnosticado com um câncer
Presidente eleito divulga boletins médicos desde que foi diagnosticado com um câncer |  Foto: Karina Cruz
 

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste domingo (20) para a retirada de uma lesão na garganta.

Segundo a equipe médica, o procedimento foi bem sucedido e o petista já recebeu alta. Ele foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Rui Imamura e Artur Katz. 

O problema ficou evidenciado após exames de rotina realizados no último sábado (12) terem apontado uma inflamação das cordas vocais e leucoplasia na laringe, que são manchas brancas.

Segundo o boletim médico divulgado pela unidade, foram realizados os exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, "que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011". O petista tem o hábito de divulgar seus boletins médicos de rotina desde o aparecimento da doença.

"O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", aponta o boletim.

Durante a campanha política, a rouquidão presente nos discursos do presidente eleito chamou atenção entre aliados. Na época, Lula chegou a alegar que o problema da voz era devido aos eventos políticos e um refluxo gástrico. Ele estava realizando exercícios com um fonoaudiólogo.

< Terror em SG: casal é baleado ao fugir de arrastão na BR-101 Ritmo de Copa! Corte de cabelo mostra paixão de torcedor <